terça-feira, 19 de junho de 2012

NOMES OU NOME DE DEUS?

O Nome de Deus e Seus Compostos ou Apelativos:
Há muitos que afirmam que Deus tem vários Nomes, mas creio que é melhor falarmos sobre apenas um Nome de Deus e seus compostos. E isto pode ter o apoio das Escrituras Sagradas. As Escrituras falam do Nome de Deus no singular como, por exemplo, nos seguintes textos: Ex 20.7; Sl 8.1; 48.10; 76.1; Pv 18.10. Acrescente-se que o próprio Deus disse a Moisés: “... Eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso (El Shadday); mas pelo Meu Nome, o SENHOR (YHWH = Yahweh), não lhes fui perfeitamente conhecido” (Ex 6.3).
O fato de Ex 6.3 é que Deus não Se revelara no Seu caráter de “Yahweh” a Abraão como agora ia fazê-Lo a Israel. Na qualidade de Yahweh (ou Jeová, e ainda Javé), Deus ia agora (a) redimir o povo de Israel (v.6), (b) adotá-lo como Seu povo (v.7), (c) introduzi-lo na Terra Prometida (v.8). Por meio disto eles conheceriam a natureza do Deus que disse, Eu Sou o SENHOR (v.2).
Assim se expressa Louis Berkhof :
“Nesses casos “O Nome” vale por toda a manifestação de Deus em Sua relação com o Seu povo, ou simplesmente pela Pessoa, de modo que se constitui sinônimo de Deus... Então, no sentido mais geral da palavra, o Nome de Deus é Sua Auto-revelação. É um designativo Dele, não como Ele existe nas profundezas de Seu Ser Divino, mas como Ele Se revela especialmente em Suas relações com o homem. Para nós, o Nome geral de Deus é subdividido em muitos Nomes, que expressam o multiforme Ser de Deus. É unicamente porque Deus Se revelou em Seu Nome que podemos designá-Lo por esse Nome de várias formas. Os "Nomes" de Deus não são invenções humanas, mas têm origem divina, embora tomados da linguagem humana e derivados das relações humanas e terrenas. São antropomórficos e assinalam uma condescendente aproximação de Deus ao homem”.

Passemos a descrever o Nome e os compostos desse Nome ou Apelativos. Mas antes, cito a divisão proposta pelo Dr. Bavinck dos “Nomes” de Deus. Ele distingue entre nomina propria (Nomes Próprios), nomina essentialia (Nomes Essenciais, ou Atributos), e nomina personalia (Nomes Pessoais; como Pai e Filho e Espírito Santo). A seguir nos limitaremos a uma descrição dos nomina propria (Nomes Próprios).

Nome Divino Significado Referência
Yahweh Aparece cerca de 6 800 vezes Ex 6.3
Composto de Yahweh 
Yahweh Yir’eh O SENHOR Proverá Gn 22.14

Yahweh Roph’ekha O SENHOR Teu Médico. A palavra rofhe é usada cerca de 70 vezes e sempre significa “restaurar, curar ou um médico, não apenas no sentido físico, mas também no sentido moral e espiritual”. Ex 15.26

Yahweh Shãlom O SENHOR é Paz Jz 6.24

Yahweh Ro’i O SENHOR é meu Pastor Sl 23.1

Yahweh Tsidkenu O SENHOR Justiça nossa Jr 23.6

Yahweh Nissi O SENHOR é a minha Bandeira Ex 17.15

Yahweh Shammah O SENHOR está Ali Ez 48.35

Yahweh Tseva’oth O SENHOR dos Exércitos Sl 24.9,10

Yahweh Meqadishkhem O SENHOR santifica – Nenhum outro Nome expressa de forma mais verdadeira o Caráter de Yahweh e o que se requer de Seu povo. Ex 31.13; Lv 20.8; 21.8; 22.32; Ez 20.12

Yahweh Qanna O SENHOR Zeloso Ex 20.5; 34.14; Dt 5.9

Yahweh Shafat O SENHOR, o Juiz. Jz 11.27

Yahweh Osenu O SENHOR, nosso Criador. Sl 95.6

’Elohim – Ocorre 2 700 vezes. Em Gn 1.1–2.4 = ’Elohim é usado 35 vezes. Ele cria por Seu grande poder o vasto universo; que diz e é feito; e traz à existência o que não existe. Pode significar ‘grandeza e glória’, com a idéia de poder criativo que governa, de onipotência e de soberania. “Elohim é o Deus Criador colocando Sua onipotência em operação”. Gn 1.1–2.4; 2Cr 18.31.

Alah – possível palavra a partir da qual Elohim poderia se derivar. Significa “declarar ou jurar”, sugerindo assim um relacionamento baseado na aliança. 

Composto de El 
’El – Usado 250 vezes. ‘Poder’; poder divino e numinoso que enche os homens de assombro e terror. ‘Poderoso’, ‘Forte’, ‘Proeminente’; Deus Supremo. Demonstra a evidencia do poder de Deus. Ex 6.3

’El Betel Deus de Betel – o Deus que Se revelou em Betel. Gn 35.7

’El Shadday Deus Todo-Poderoso ou o Deus das montanhas – referindo-se as Suas visitas no Sinai, ou o Seu governo altivo. Gn 17.1

’El ’Elyôn Deus Altíssimo Gn 14.22

’El Elohei Yisra’el Deus, o Deus de Israel. Gn 33.19,20

’El Olam Deus Eterno ou Deus da Eternidade. A Sua soberania é contínua através das eras, que não é afetada pela passagem do tempo. 

’El Ro’y O Deus que me vê ou o Deus da visão. Gn 16.13

’El Gibbor Deus Poderoso; Grande Deus ou Deus Herói. Is 9.6; Jr 32.18,19

’Elohey HaShamaíym Ve-Elohey Ha-’Arets O Deus dos céus e o Deus da terra. Gn 24.3

’El Qanna’ Deus Zeloso Ex 20.5

’Elohey Há-’Elohym O Deus dos deuses. Dt 10.17

’El Hay O Deus Vivo. Js 3.10

’El De‘oth O Deus das sabedorias. 1Sm 2.3

’Elohym Hayym O Deus Vivo. 1Sm 17.26

’Elohey Ma’Arhoth Yisra’el O Deus das batalhas de Israel 1Sm 17.45

’Eloáh Silihóth O Deus dos Perdões Ne 9.17

’El Hanun Deus misericordioso. Ne 9.31

’Elohym Sophet Tsadyq Deus Juiz Justo. Sl 7.12

’El Sal‘y Deus Rocha Minha Sl 42.9

’El Tsur Yisra’el O Deus Rocha e Israel. Is 30.29

’El Misthatêr O Deus Misterioso. Is 45.15

’Elohey ’Amen O Deus do Amém, ou o Deus da Verdade. Is 65.16

’El Ghemuloth O Deus das Recompensas. Jr 51.56

’Elohey Marom O Deus Excelso. Mq 6.6

Leia Mais…