sexta-feira, 13 de abril de 2012

COMPAIXÃO


Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; I Pedro 1:22

E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? I Pedro 3:8-13

Quais são as atitudes de um cristão segundo o Apostolo Pedro

Resposta: Ser compassivo e amigável. Ter amor fraternal. Ser misericordioso. Ser humilde

Significado de Compassivo no Dicionário online de Português. O que é compassivo: adj. Que se compadece; que participa dos sofrimentos alheios.

Inteligência Social (introvertida): a maior virtude do Compassivo é uma excelente compreensão dos reais sentimentos e relacionamentos das outras pessoas. Desejam alcançar relações cordiais e amigáveis com os outros. Não suportam rudeza e violência. São delicados, amáveis e atenciosos. Tentam mostrar sua compaixão para outro com ações tanto com palavras. Sua compreensão das pessoas e das experiências da vida sempre os ajuda a encontrar seu lugar na sociedade. 

Inteligência Pessoal (extrovertida): estão preparados para gastar tempo, energia e esforço ajudando as pessoas em suas reais necessidades. Sua aspiração é criar ambientes calmos, harmoniosos e livres do conflito, em que os outros sintam-se confortáveis expressando seus talentos. São conselheiros e pacificadores eficazes. Perdoam os outros por seu comportamento negativo, apelando à consciência das pessoas quando se trata de questões éticas.

Inteligência Abstrata (introvertida): Compassivos estão interessados nas razões por trás dos atos das pessoas. Analisam com cuidado tudo que diz respeito a elas e a seus ambientes. Freqüentemente os resultados não são tão satisfatórios, deixando-os deprimidos e pessimistas, especialmente quando se trata do comportamento antiético dos outros. Seu senso de compaixão é freqüentemente mais forte do que seu senso de justiça.

Inteligência Concreta (extrovertida): outros problemas é que lhes faltam freqüentemente resolução, iniciativa e capacidade para defender uma idéia com firmeza. Não querem parecer intrometidos, ou chamar a atenção para si mesmos de forma imprópria. São pessoas modestas e pouco agressivas. Hesitam em reagir a provocações, preferindo manter seus sentimentos para si mesmos. São freqüentemente sensíveis e perfeccionistas. Dão demasiada atenção aos detalhes e à qualidade em seu trabalho.

Um olhar de 360 graus. Capacidade de enxergar todos os lados da necessidade alheia

Homem importante e respeitado, ele era o comandante do exército da Síria. Ela, uma escrava, vivendo em outro país, longe de sua família; uma menina com a missão única de obedecer ordens. Agora responda: Dos dois, quem era mais capaz de praticar a compaixão? E qual deles mais precisava de compaixão? Enganou-se quem respondeu que o comandante tinha mais capacidade de ser compassivo. Errou quem achou que a menina era a mais necessitada. Essa história está registrada em 2 Reis 5.1-19. O homem chamava-se Naamã. Da jovem escrava, o nome não é citado. 

A Bíblia mostra que Naamã, leproso, precisava da compaixão mais do que nunca. Qualquer pessoa com capacidade financeira ou profissional poderia ajudá-lo. Mas foi justamente a menina israelita quem indicou o caminho da cura ao comandante sírio.

Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra”, disse ela. A escrava estrangeira se preocupou com Naamã, quis que ele não sofresse mais, quis vê-lo sorridente e com os olhos cheios de esperança outra vez.

Essa recomendação feriu o orgulho que Naamã ainda tinha. “Por que ele não me curou apenas orando a Deus? Por que Eliseu, ao menos, não ordenou que eu me lavasse nos rios do meu país, que são melhores?”, pensou o comandante. Apesar da reclamação, Naamã obedeceu ao profeta, “desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado” (2 Rs 5.14, NVI). 

O que fazer para desenterrar a amargura, a calúnia e tantas coisas que carregamos no coração? "Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos, perdoai-vos uns aos outros como igual Deus o perdoou em Cristo.(Efésios 4, 32).  Aqui neste versículo Deus nos fala da cura dos traumas, Jesus acolhe você do jeito que você é. Temos um único caminho para a cura dos traumas que está nesta Palavra.

Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. João 5:25

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. João 5:28

Têm pessoas que são pessimistas e que só reclamam. Primeiro Deus disse: "Sede bondosos", bondade é uma decisão interior que eu me coloco no local do outro. O maior ato de bondade foi a entrega de Jesus na cruz, Ele pediu ao Pai, "perdoai-os porque eles não sabem o que faz". Por isso, Ele é o mesmo ontem hoje e sempre. Quando acolhemos Jesus Ele nos acolhe. Cura dos traumas da morte, não é só da morte física, mas, muitos de nós nos encontramos mortos interiormente.

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3.20

Quantas pessoas vivem em um inferno interior, só pensando em maldade, que tudo vai dar errado. Para ir para o inferno tem que primeiro viver ele dentro do seu coração e muitos infelizmente vive assim.

E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Jonas 2:2

Jesus desceu na mansão dos mortos e Ele quer descer os "infernos" dentro do nosso coração. Quantos carregam mortos dentro do coração? Precisamos deixar que Deus entre e nos cure, Ele venceu a morte e todos os que morreram nele ressuscitarão.

Ser compassivo é caminhar com o outro. Perdão não é justiça e a única palavra que lava a alma é o perdão. A vingança parece justiça e aparentemente um analgésico para você, mas saiba que é um barato que sai caro. Pois, muitos vão para o inferno por causa de traumas, porque Deus não pode perdoar uma pessoa que não se perdoa.

Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. Mateus 7:2

E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas. Marcos 6:34

Para ter esse ato é necessário ser bondoso e compassivo, se coloque no lugar do outro. Quem ama não critica o outro, não fale mal de seu marido de sua esposa. Mãe e pai não critiquem seu filho ele vai guardando traumas. Ensine seu filho a fazer o certo e não dizendo a ele que não presta porque fez algo errado. Crítica zero! Jesus disse "Pai perdoai-os eles não sabem o que fazem".

No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar. Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás. Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. Pv 4. 11-13

Compadecer: Indica: sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor. A etimologia vem sempre do latim e quer dizer: ‘com-paixão‘ do verbo compadecer, etc. Indica um sofrimento comum, comunidade de sofrimentos, opiniões comuns, simpatia pelo sofrimento alheio. Lembremos que por paixão entendemos não somente aquilo que confundimos com o amor, mas também a paixão-sofrimento, como a Paixão de Cristo, ou seja, o indescritível padecimento de Cristo sob os golpes de seus algozes conforme é descrito na Bíblia.

0 comentários:

Postar um comentário