quarta-feira, 18 de abril de 2012

CRENDO NO DEUS QUE JUSTIFICA E CHAMA À EXISTÊNCIA AS COISAS QUE NÃO EXISTEM!


"[...] perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou da promessa de Deus, por incredulidade; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que Ele era poderoso para cumprir o que prometera." (Rm 4.17-21).

Infelizmente, muitas pessoas por não conhecerem a natureza da fé salvadora, pensam que fé salvadora é "um salto no escuro". Elas são instruídas a: "Fechar os olhos, respirar fundo, dar o salto da fé, saltar na escuridão e orar para que Jesus esteja lá para segurá-las". O Senhor Jesus nunca chamou as pessoas para saltar na escuridão. Ele nunca nos pede para crucificar nosso intelecto ao nos tornar cristãos. Fé não é crer num absurdo ou numa tolice. Fé é confiar absolutamente naquilo que é preeminentemente digno de confiança. Fé salvadora é crer em Deus, colocar nossa confiança Nele para nossa vida e nossa morte, e viver pela confiança em Suas promessas mesmo quando não podemos ver o cumprimento dessas promessas.

Há tensão quando arriscamos nossa vida com Deus, e essa é a razão por que Paulo escreve que Abraão creu em Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Abraão, esperando contra a esperança, creu". Isso parece dar alguma razão à ideia de que a verdadeira fé é aquela que crê contra a evidência, contra toda razão. Aqui está Abraão que, contra toda esperança, creu. Isso é um salto da fé, ou ele tinha alguma razão para isso, contra todos os indicadores terrenos?

O corpo de Abraão, para todos os efeitos, estava morto, conforme lemos nos versículos 19 e 20 do texto acima. Abraão tinha 100 anos de idade e sua esposa era estéril, mas Deus dissera que Sara teria um filho. Eliézer, de Damasco, não seria o herdeiro de Abraão; mas seu herdeiro, segundo Deus, seria alguém gerado de Abraão e Sara (Gn 15.4). Abraão olhou para si mesmo e para sua esposa e viu uma situação sem esperança. Que possibilidade havia de crer nessa promessa? E, então, ele olhou para Aquele que fez a promessa e compreendeu imediatamente que não havia nada de irrealizável nela. A única coisa irrealizável era a ideia de que a promessa NÃO se realizaria, porque é impossível que Deus minta. É impossível para Deus quebrar SUAS promessas.

Em nosso pecado projetamos o nosso caráter no caráter de Deus. Nós quebramos promessas e vivemos no meio de um povo que quebra promessas de modo rotineiro. Portanto, uma vez que estamos tão acostumados a quebrar promessas, nós questionamos como podemos confiar nesse Ser que nos promete coisas contra todas as evidências terrenas. Como Maria pôde acreditar no anúncio do anjo Gabriel, que lhe disse que ela conceberia um filho? Ele perguntou: "Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?" (Lc 1.34). Gabriel respondeu: "Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso, também o Ente Santo que há de nascer será chamado Filho de Deus" (v.35). O anjo, aqui, não estava falando a respeito de poder humano. Estava falando a respeito do Autor do universo. Para Ele, todas as coisas neste mundo são possíveis, e Maria respondeu: "Que se cumpra em mim conforme a Tua Palavra" (v.38).

Satanás nunca realizou um milagre em sua vida. Ele não tem poder para realizar milagres. Todas as suas tentativas de milagres são falsificações, porque ele não tem o poder que apenas Deus possui. Aquele em quem Abraão creu é o Deus que pode criar EX NIHILO, que pode trazer alguma coisa à existência do nada, que poder trazer vida da morte e que pode gerar em meio a esterilidade. Satanás não tem o poder de trazer vida da morte. Ele só sabe mata, rouba e destruir. Satanás poderia falar ao abismo e com toda a sua energia dizer: "Haja luz", mas nenhum átomo de luz apareceria. Ele não pode produzir algo do nada.
Mas, Abraão estava tratando com Deus, e o Deus com quem ele estava tratando pode dizer: "HAJA...". Abraão colocou sua confiança na promessa de Deus. É isso o que significa ser cristão. Nossa única esperança na vida e na morte é confiar na Palavra do Deus que JUSTIFICA e CHAMA À EXISTÊNCIA TODAS AS COISAS DO NADA! Não há nada mais em que confiar. Tudo o que este mundo nos oferece desaparece. (Ele não duvidou, ele creu na promessa de Deus e, pela fé, foi fortalecido, dando glórias a Deus, estando plenamente convicto de que Deus era Poderoso para cumprir o que prometera Rm 4.20-21).

A nossa fé, a fé salvadora, está descansando em Deus e no Seu eterno poder que leva a cabo o cumprimento de Suas promessas. A este Deus somente a glória (Soli Deo Glória!). Pr. Ivan Teixeira

0 comentários:

Postar um comentário