terça-feira, 27 de março de 2012

TEMPERAMENTO VOCÊ NASCE COM ELE!


O que torna o homem fascinante é o seu temperamento, pois o provê com qualidades marcantes que o distinguem de qualquer outro semelhante. O temperamento, entretanto, não dá ao homem apenas forças, características positivas, mas também fraquezas, isto é, características negativas. Felizmente, Deus concedeu a todo que Nele crê o Espírito Santo, para melhorar suas forças e vencer suas fraquezas

Você sabe o que é certo e o que é errado fazer, mas, ao agir, é incapaz de conseguir se controlar e acaba fazendo o que não desejaria fazer.

O apóstolo Paulo certamente sentia o mesmo quando escreveu Romanos 7.18-20: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.

Paulo faz a clara distinção entre si mesmo e a força incontrolável que nele habita o pecado, a fraqueza natural que herdara de seus pais, como todo ser humano.

Herdamos o temperamento básico dos nossos pais, que é chamado na Bíblia de várias formas: "o indivíduo ingênito", "a carne", "o chefe", "a carne corruptível", "o homem carnal" e outros, e que é o impulso básico de nosso ser tentando satisfazer suas necessidades.

Distinção importante a ser feita entre temperamento, caráter e personalidade:

• Temperamento - combinação de características congênitas herdadas de nossos pais e avós e coordenadas com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores hereditários.

• Caráter - é o verdadeiro eu. A Bíblia o chama de "a essência secreta do coração". O fruto do temperamento burilado pela disciplina e educação recebidos na infância e pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações, denominado, às vezes, alma - é composta, esta, por cérebro, emoções e vontade.

• Personalidade - semblante externo de nós mesmos. Freqüentemente uma fachada agradável para um caráter medíocre ou mesmo desprezível, principalmente hoje em dia. A Bíblia diz: " O homem olha a aparência externa, e Deus olha o coração " e " As fontes da vida têm origem no coração". 

Temperamento: características com as quais nascemos.
 
Caráter: o temperamento "civilizado". Personalidade: o rosto que mostramos ao próximo. A hereditariedade do temperamento pode levar à enganosa conclusão de que ele não pode ser mudado. Contudo, isso é possível.

Todo homem que, sinceramente, lamenta sua fraqueza de temperamento, entende as palavras do apóstolo Paulo em Romanos 7:24: "Homem infeliz que sou! " e ele responde à pergunta:"quem me libertará? " Sua libertação, como a nossa, dá-se em"Jesus Cristo, Graças a Deus."

CONHEÇA QUATRO TEMPERAMENTOS BÁSICOS

Hipócrates, médico e filósofo grego, 400 anos a.C, expôs essa teoria dos quatro temperamentos básicos, originados de quatro fluidos orgânicos:

• Sangue - temperamento sangüíneo;

• Bílis colérica - temperamento colérico;

• Bílis melancólica - temperamento melancólico;

• Fleuma - temperamento fleumático.

Apesar de ter sido superada essa determinação orgânica de Hipócrates, tal classificação quádrupla tem sido amplamente utilizada. Nenhuma outra classificação da moderna psicologia encontrou maior aceitação que a de Hipócrates.

O importante é que os quatro temperamentos sejam considerados básicos. Cada um de nós é, na verdade, uma combinação de dois ou mais temperamentos com suas forças e fraquezas que podem ser vencidas com o poder de Deus.

Este estudo de temperamentos — é bom que se lembre — destina-se à auto-análise, e não se deixe tentar a analisar o outro com ele.

0 comentários:

Postar um comentário