terça-feira, 9 de março de 2010

DEUS ACREDITA EM NÓS


Lucas 13. 6-9 : Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la.
 Introdução: Evidentemente que a interpretação da Parábola está ligada a Israel, a Figueira que Deus plantou em seu reino e desejou que gerasse frutos para a glória dEle, no entanto podemos fazer uma aplicação pertinente à vida cristã, posto que se encaixa bem, tudo que Jesus desejou para Israel e deseja para todos nós.
Em relação a nossa improdutividade é preciso concluir:
Deus não nos gerou estéreis em relação ao seu Reino: Os talentos foram distribuídos de acordo com a nossa capacidade:  
“O Reino dos céus será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu”. (Mateus 25.14,15).
Obs. Pedro em sua segunda carta nos orienta e procurar qualidades que nos consolida como produtivos e operantes na obra do Senhor (leia 2 Pedro 1. 3-10)
Deus nos capacitou de acordo com as necessidades do seu reino: Ainda que eu tenha somente um talento, ainda assim, Cristo deseja que sejamos cem por cento produtivos e no final das contas, todos, tanto aos que tem cinco, quanto aos que tem dois ou um terão de prestar conta de pelo menos cem por cento de crescimento.
Algumas questões relacionadas à figueira podem muito bem ser aplicadas a nós:
A figueira estava plantada na terra da vinha. Figueira é uma planta que nasce em qualquer lugar especialmente em terrenos arenosos. Não se abatem quando sofrem o calor e são capazes de resistir por muito tempo a seca. A videira já não suporta fortes temperaturas, a terra precisa ser uma terra de cultura e o solo fértil para que Ela produza frutos.
  • Isso implica em que nossa infrutuosidade não pode ser julgada pela falta de propriedade do solo em que estamos plantados e muito menos pela falta de cuidado, pois a vinha é uma das árvores frutíferas que mais recebe cuidado do viticultor.
Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; (Filipenses 2.12)
Foram três anos de busca sem sucesso. Deus sempre vem em busca de frutos em nossas vidas. Veja o que Deus fala através de Ezequiel:
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” (Ezequiel 22.30)
  • Quanto tempo Deus tem gastado, procurando fruto em nós? Deus espera que nossa passagem pela vida deixe rastros e sementes que produzirão frutos dignos de arrependimento.
A figueira estava obstruindo a terra:
“Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?” (Lucas 13.7).
  • Quando não produzimos no reino de Deus nossos atos e nossa vida passa a ser um empecilho no reino de Deus, passamos a atrapalhar a obra de Deus e nos tornamos pedra de tropeço e trevas:
“Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus, assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos. (1 Coríntios 10. 32,33).
“Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço”. (1 João 2.10).
“Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas”. (Lucas 10.35)
O viticultor acreditou que a problema estava na raiz.
  • A raiz é algo tão intimo tão escondido que ninguém tem acesso a ela se não escavar.
  • Às vezes até vemos em parte as raízes, aquelas que ficam descoberta gerando temor e perigo a grande árvore, pois elas podem ser atrofiadas por pessoas que não tem compromisso. Isso implica naquelas pessoas que nos machucam e nos maltratam e por vezes nos ferem no íntimo.
  • Nós mesmos não podemos encontrar nossas raízes porque estão muito bem encobertas de forma que ali só um Deus que nos sonda pode ir.
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. (Hebreus 4.12)
  • O mal pode estar nas raízes, às vezes somos gerados de forma errada, nascemos temporãos, não fomos enraizados de maneira correta e por isso não temos força para trazer nutrientes que geram produtividade a nossa vida cristã.
  • É preciso reparar o mal que foi gerado na estrutura de nossa vida para que assim nossa vida possa trazer resultados positivos para o presente e futuro.
  • Não é uma sutura, mas uma mudança radical nos erros que passaram a ser parte do nosso caráter, porque foi gerado em nossas raízes.
Uma vez produtivo, espera-se que se produzam frutos o tempo todo.
“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos”. (João 15. 5,8).
  • Só iremos começar no tempo certo.
“Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido”. (Salmo 1.3)
Deixar mais um ano. Nenhuma árvore frutífera passa mais que um ano sem produzir, no máximo um ano.
  • Significa que Deus continua acreditando em nossa produtividade. Se Ele nos fez e nos gerou para sermos seus discípulos é evidente que Ele sabe nossa capacidade:
“Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”. (Tiago 1.4)
Deus fará de tudo para recuperar a nossa produtividade.
  • Escavar, mexer nas raízes é invadir a nossa intimidade, nosso foro mais intimo, através da verdade nossa vida vai se revelando e as mascaras vão caindo de tal maneira que nos tornamos  resplandecentes como as estrelas.
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. (Mateus 5. 14-16)
  • Estercar ir onde não pode ir ninguém. Isso implica em se envolver com aquilo que é podre, estragado, os dejetos.
“Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”. (Salmos 139. 13-16)
Conclusão: Depois de feito todo o conserto necessário, a cura necessária em nossas raízes, espera-se que dentro de ano essa árvore produza frutos, pois é o tempo necessário para uma arvore curada gerar frutos, depois disto o único resultado é o fogo. Deus continua nos aguardando e tudo ele já fez para produzamos muitos frutos. Não perca tempo.
Pastor Elias de Andrade

0 comentários:

Postar um comentário