terça-feira, 9 de março de 2010

LEVANDO DEUS A SÉRIO


Introdução: Entendo que a santidade pregada por veteranos nos prende em guetos de religiosidade sob o pretexto de que o envolvimento com o mundo pode macular nosso bom nome e nossa conduta cristã. Esquecem-se de que satanás não pede licença a ninguém e que mesmo nos mosteiros mais guardados e bem cuidados, ele escala seus muros e envolve pessoas totalmente protegida pela religião a cometerem atos reprovados pela Palavra de Deus.
Entendo que a verdadeira santidade está na convivência com o pecado sem, contudo se contaminar com ele. Viver no mundo como se dele não precisasse. Assentar-se a mesa de mascarados para ser luz. Entrar na casa de pecadores desprovidos de paixão e paladar, sendo sal que oferece sabor a essa vida, caída e sem sentimentos.
O QUE EU POSSO FAZER PARA ME TORNAR SANTO? 
  • É preciso querer ser santo: Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. (1Coríntios 9:24)
  • Se domine, tenha objetivos para sua vida, Evangelho não é aventura: Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. (1Coríntios 9:25)
  • Tenha compromisso. Evangelho requer determinação: Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. (1Coríntios 9:26)
  • Elimine por definitivo o velho homem. Negue-se a si mesmo. Cuidado com excessivo zelo religioso olhe para você mesmo e se pergunte: “será que estou indo na direção certa”?:Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. (1Coríntios 9:27)Paulo nos ensina nesse texto que não devemos brincar com o nosso corpo. Ele não permitia ser dominado por ele. O seu corpo não ditava as ordens. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça. (Romanos 6. 11-13)
  • A tradução literal para esmurrar é bater com força. Isso não era penitência. O que Paulo está dizendo é que sempre que a carne queria triunfar ele a colocava no jejum: Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; (Romanos 7.22). Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. (Dn. 1:8)
  • Era isso que Deus queria que Caim fizesse: Se você tivesse feito o que é certo, estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. (Gn. 4:7) 
Deus estabeleceu Israel para ser exemplo para as demais nações. Com um padrão de moralidade e santidade acima de qualquer povo, porém esse povo não honrou a Deus.
 E nós, será que honramos a Deus?
 Vejamos o que Paulo fala a respeito disto em 1 Coríntios 10. 6-12: Israel esteve cercado de privilégio, mas mesmo assim resolveram se rebelar contra Deus quando já havia uma ordem: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo. (Lv. 19:2);
Paulo relaciona os motivos que poderiam ter poupado Israel do pecado, no entanto eles não levaram Deus á sério. Eles tinham:
  • Orientação e proteção sobrenatural: Uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite: Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, (1 Coríntios 10.1a)
  • Uma libertação sobrenatural: A passagem pelo mar vermelho foi o ápice da vitória. Ou seja, a escravidão ficara para trás: E todos passaram pelo mar, (1 Coríntios 10. 1b)
  • Uma liderança espiritual: Moisés um homem de Deus: Tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. (1 Coríntios 10.2)
 Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda. (Êx. 33:11)
  • Um cardápio sobrenatural: Maná do céu e água da rocha: Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. (1Coríntios 10.3,4)
Porém:
  • A presença de Deus se tornou banalidade: Cuidado com a banalização do sagrado. Por causa disso, Naamã ficou leproso, Esaú perdeu a bênção e Saul perdeu o seu trono: Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto. (1 Coríntios 10.5)
Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. (Romanos 6.19);
 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Romanos 8. 5-8);
Relação de coisas más:
  • Eles cobiçaram coisas más: Desejo veemente de possuir coisas materiais: Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. (1 Coríntios 10.6)
Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. (Tiago. 4.13)
  • Eles se fizeram idólatras: Trocaram Deus por outra coisa. Bezerro, entidades demoníacas. Quantas coisas transformamos em ídolos: Namorado(a), filhos(a) maridos(a), sonhos, fantasias, projetos, lazer, etc. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; (1 Coríntios 10.7a)

Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. (1 Jo. 5:21)
Eles se tornaram ociosos e alienados: Um grande exemplo de alienação e ociosidade é quando desprezamos o nosso irmão e o deixamos de lado. Sodoma e Gomorra fizeram exatamente isso e o seu pecado foi contado pelo próprio Deus: …O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. (1 Coríntios 10.7b)
Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não fez Sodoma, tua irmã, ela e suas filhas, como tu fizeste, e também tuas filhas. Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. (Ezequiel 16.48,49)
Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo (Gálatas 6.1,2)
  • Eles praticaram imoralidade: (prática de maus costumes. Indecência): Tudo aquilo que é imoral. Propina, sexolatria, devassidão, orgias, etc.
E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram… (1 Coríntios 10.8)
 Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. (1 Coríntios 6.18)
  • Eles se tornaram presunçosos: É o mesmo que pretensioso, soberbos, convencido, aquele se acha. Medir força com Deus é um típico ato de presunção (exemplo: Jonas)
Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram… (1 Coríntios 10.9)
  • Eles se tornaram cínicos: A murmuração é uma forma de cinismo religioso, é o mesmo que sarcasmo hipocrisia: Nem murmureis… (1 Coríntios 10. 10)
Obs: Deus não está passivo ao nosso descuido espiritual. costumo dizer que quando não existe confissão e arrependimento, Deus apresenta a conta no atacado dos pecados no varejo. A lei da semeadura não sofre mutações, o que plantamos haveremos de colher.
 Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração. (1 Pedro 4:9)
Conclusão: Depois de toda essa advertência, Deus deseja que tenhamos cuidados para não levar as coisas de forma banal. Se eles tiveram tantos privilégios e caíram, então nós que estamos de pé precisamos cuidar de nossa postura espiritual e nos sujeitarmos a Deus sabendo que é a misericórdia dEle que nos mantém de pé: Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia (1 Coríntios. 10:12).
Quando Paulo sentia que estava partindo para a rotina ele entregava o seu corpo ao sacrifício:No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, (Efésios 4.22). Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos (Colossenses 3.9)
Cuidado para Deus não se tornar uma rotina em sua vida e você venha banalizar o sagrado: Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem. (Deuteronômio 8:3).
Pastor Elias de Andrade 

0 comentários:

Postar um comentário