quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ACENDA UMA CANDEIA



1.      Confira os valores do seu lar e veja se algum foi perdido

Somente uma procura honesta pode identificar os valores perdidos de nosso lar. E somente uma conscientização do Espírito Santo nos fará ver que, qualquer que seja o valor perdido, nos fará falta. Não negligencie seu lar e não o exponha a riscos. Abra seu coração e permita que Deus lhe mostre a realidade de seu lar... Talvez, ela seja mais pobre do que você imagina. 
Decida ser o herói da sua casa

2.      Decida ser o herói da sua casa

Não é o pastor que dará jeito na sua casa, embora reconheça que, às vezes, ele pode ajudar. Não será a vizinhança, nem os amigos dos seus filhos, mas alguém, lá de dentro do lar, que esteja disposto a pagar o preço. Veja o texto: “... eu perdi...”, “... eu achei...”: os verbos estão na 1ª pessoa do singular, o que significa que, se em minha casa algum valor foi perdido, eu devo procurar e, se foi na sua casa, você deve procurar e desejar encontrá-lo, mais do que qualquer um.

Você quer que alguma coisa seja restaurada em seu lar? Quer que algum valor seja encontrado? Então, decida você mesmo ser a pessoa usada por Deus para esta missão. E não venha com a história de que "santo de casa não faz milagre" porque, na Bíblia, está cheio de exemplos de pessoas que abençoaram seus lares.

3.      Valorize os pequenos detalhes

A mulher tinha dez dracmas e perdeu apenas uma. Numa matemática simples, ainda havia nove. Mas, antes de perder a segunda, a terceira, a quarta... Ela parou para "costurar a carteira". Parou para correr atrás do prejuízo.

É também verdade que nenhum casamento chega ao fim, de uma hora para outra, sem motivos. Também não é por falta de um "bom dia", que a coisa acaba. Mas, pequenos hábitos repetidos e enxertados no relacionamento vão desencadear em brigas, desconfiança, amarguras e, por fim, no fim. Cuidado com os pequenos detalhes.

4.      Não aceite a perda de alguns valores como natural

Diz o texto que a mulher procurou a moeda perdida. Ela não se sentou na cadeira do fatalismo e nem filosofou dizendo que "a vida é assim mesmo", que “todos os homens são iguais" ou que, "no casamento, não dá para fugir da rotina". Ela foi à luta. Leia I Sm 25 e veja a diferença entre Nabal e Abigail. Se valores no seu lar foram perdidos, isso não é normal.

5.      Humilhe-se e trabalhe para fazer mudanças

A Bíblia diz que a mulher, para achar a dracma perdida, "varreu a casa". Quem sabe, não é disso que sua casa precisa: de uma varrida em sua boca para produzir novas palavras, uma varrida em seu tempo para poder dedicar-se mais ao seu cônjuge e aos filhos ou, quem sabe, até para Deus! Uma varrida em sua arrogância, para passar a servir aos que estão debaixo do mesmo teto... De vez em quando, troque de lugar com sua esposa ou com seu marido ou com seus filhos... Talvez, assim você enxergue melhor as necessidades deles.

6.      Seja diligente

Encarne este propósito. Seja obcecado por isso. Tenha como meta ter um lar dentro dos padrões de Deus. Não desista. A mulher do nosso texto procurou "até encontrar". Vale a pena!

7.      Acenda uma candeia

Antes de tudo, acenda a candeia. Isto foi a primeira coisa que a mulher fez.. No escuro, fica impossível procurar alguma coisa. Jesus disse "eu sou a luz do mundo".

Um relacionamento sério com Jesus ilumina nossa história, nossa vida, nossa casa e é a base para podermos encontrar as dracmas perdidas.

Eu pergunto: foi em sua casa que se perderam dracmas? Oremos Àquele que pode nos ajudar a mudar o rumo de nosso lar!


0 comentários:

Postar um comentário