quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MORDOMIAS DA TERRA DO CORPO E DA ALMA

MORDOMIA DA TERRA

Gn 2.15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar.

Pv 12.10, 11 O justo olha pela vida dos seus animais; porém as entranhas dos ímpios são cruéis. O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de entendimento.

Leia: Dt. 22.6,9; 23. 13,14.

MORDOMIA DO CORPO

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos” (1 Co 6.19).

1.      NOSSO CORPO É O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. Se somos cristãos, nosso corpo é a morada pessoal do Espírito Santo (ver Rm 8.9,11, onde vemos que o Espírito Santo é o selo de Deus em nós, mostrando que lhe pertencemos). Porque Ele habita em nós e pertencemos a Deus, nosso corpo nunca deve ser profanado por qualquer impureza ou mal, proveniente da imoralidade, nos pensamentos, desejos, atos, filmes, livros ou revistas. Pelo contrário, devemos viver de tal maneira que glorifiquemos e agrademos a Deus em nosso corpo (v. 20).

a)      Rm 12.1,2 O nosso corpo deve ser consagrado a Deus

b)      Gl 5.17-21 A carne e suas obras pecaminosas

c)      2 Co 5.17 Quem é convertido vive para Cristo em santificação

d)      1 Co 3.16,17 O cuidado com o corpo que é a habitação do Espírito Santo

e)      Rm 6.1-13 O crente e sua completa renúncia ao pecado

f)        Jo 3.3-9 A purificação das más obras do corpo

2.      Ilustrações tipológicas da natureza material do corpo.

3.      Tabernáculo ou tenda (2 Co 5.1; 2 Pe 1.13,14). = Casa provisória, figura do verdadeiro, do que há de vir. Passageiro e restrito.

4.      Templo de Deus (1 Co 6.19).  (Rm 12.1; 1 Co 6.20). = Casa para adoração, oração e manifestação de DEUS,  Onde estivermos lá estará DEUS.

5.      Vaso de barro (Lm 4.2;2 Co 4.7; 2 Tm 2.20,21). = Quanto mais na presença do fogo, mais resistente, pode ser quebrado e refeito, para uso exclusivo e especial.

CANAIS PARA O PECADO

1.      Visão. Tipos de olhos. Olhos altivos (Pv 6.17; Is 2.11), olhos malignos (Pv 23.6), o olho mau (Mt 6.23; Pv 28.22), olhos zombeteiros (Pv 30.17), olhos cheios de adultério (2 Pe 2.14). Jesus
falou que os “olhos são a candeia do corpo” (Mt 6.22). Portanto, devemos cuidar dos olhos
para que seja luz e não trevas (Mt 6.23).

Visão e instintos naturais. Visão explora os instintos da aquisição, da fome, da sede e da reprodução.

Perigo = O olhar fixo para alguém ou alguma coisa pode levar o crente ao pecado, por isso o conselho de Jesus é arrancar o olho, ou seja, desviar o olhar daquilo que pode nos desviar de deus;. Veja que as vitrines das lojas ficam oferecendo seus produtos para os desavisados, mesmo durante os feriados e fins de semana.

2.      Olfato: perigo = perfumes de homem em mulher ou vice-versa, comidas super atrativas, cheiros aromáticos indianos, odores de partes sexuais, tudo isso pode levar o ser humano a se desviar dos retos caminhos do Senhor.

3.      Paladar: perigo = glutonaria é o pecado resultante da falta de controle na alimentação, existem pessoas viciadas em café, em coca-cola, em remédios, etc... Carnes gordurosas e comidas extravagantes podem levar o crente a não ter ânimo e nem saúde para fazer a obra de Deus.

4.      Audição: perigo = voz sensual de alguém,  músicas eróticas, estridentes e com letras que mais enganam do que edificam, podem afastar o crente de Deus.

5.      Tato: perigo = contato físico como um aperto de mão, um resvalara de pés e pernas, ou um abraço, ou um beijo, podem levar ao pecado e afastamento de Deus.

MORDOMIA DA ALMA

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gn 2.7).

1.      (A alma é responsável pelo pecado) Ez 18.4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Tg 1.13-15

a)      Dt 11.13 Servir ao Senhor de toda a nossa alma
b)      1 Rs 8.48 Conversão a Deus de toda a alma
c)      Dt 4.29 Buscar ao Senhor de toda a nossa alma
d)      Sl 23.3 A restauração da alma
e)      Sl 35.9 A alma alegre no Senhor
f)       Sl 42.5,11 Pregar para Alma

2.      Nossa alma é um bem precioso que precisa ser preservada dos pecados que comprometem e, por fim, destroem a possibilidade de vida eterna com Deus.

a)      Intelecto: É a faculdade que possibilita ao homem perceber a realidade através da compreensão e adaptação a novas situações mediante a reestruturação dos dados apreendidos no mundo real.  Rm 1.28; Rm 8.7; Rm 1.20; Ef 4.17; Tt 1.15; Gn 6.5; Ez. 8.12; Mt. 15.19

b)      Vontade Faculdade de representar mentalmente um ato que pode ou não ser praticado em obediência a um impulso ou a motivos ditados pela razão. Nm 11.4; Mc 4.19; Tg 4.2; 1Co 10.6;  Hc 2.5

c)      Sentimento: Disposição afetiva em relação a coisas de ordem moral ou intelectual. Pv 4.23


0 comentários:

Postar um comentário