quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

VAMOS FAZER UMA REFORMA


SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmos 127.1

Casa do meu primo a tinta ficou manchada por conta do sol que existia no reboco e que não foi detectado antes da pintura.

Por onde começamos uma reforma:

1)      Sala: O que tem na sala de tão especial. Lugar de conforto, lugar de descanso, lugar de relaxar. O que podemos tirar a sala que impede nosso descanso.
a)      Pequeno espaço
b)      Excesso de coisas
c)      Má posição dos móveis, da televisão

2)      Cozinha: Lugar onde se prepara as refeições: é o lugar das delícias, mas é preciso um bom fogão, um espaço considerável, bons utensílios, boas produtos alimentícios

a)      Isto fala da alma faminta que precisa encontrar alimentos adequados, espaça pra respirar, ferramentas verdadeiras e boas para nos ajudar

3)      Banheiro: Lugar de higiene pessoal. Nesse lugar se armazena muita sujeira se não houver um bom asseio diário.
a)      Neste lugar nossa alma fica exposta e aqui é preciso procurar os pequenos lugares para se fazer uma limpeza.
b)      Neste lugar também é preciso um confronto só meu comigo mesmo e com Deus, aqui só duas pessoas me assistem, eu e Deus.

4)      Quarto: Lugar de intimidade, lugar especial onde eu posso me projetar para  enfrentar o mundo exterior.

a)      Nesse lugar temos liberdade para nos transformar no que queremos. Nesse lugar podemos dar lugar a nossa imaginação.

5)      Área de serviço: Nesse lugar é onde penduramos nossos panos, guardamos bugigangas, guardamos coisas que não nos servem mais, mas que no futuro podem nos ser úteis. Aqui colocamos coisas que nada tem a ver com o ambiente, mas que precisam ser guardadas.
a)      Aqui muito de nós fica exposto, aqui muito da nossa personalidade e caráter se revela, aqui não temos nada para esconder, mas para guardar, aqui estamos vulneráveis.

6)      Garagem: Onde se guarda veículo ou se transforma em jardim ou em guarda volumes.
a)      Nesse lugar nós podemos guardar bens preciosos ou podemos guardar coisas bobas, aqui nesse lugar nós revelamos ostentação ou pobreza, enfim e nesse lugar que revelamos o nosso poder de compra ou barganha.

7)      Em todos os cômodos de nossa casa, encontramos lixo:

a)      Na sala encontramos excesso de almofadas, excesso de móveis, espaço pequeno e isso requer providências. Tirar os excessos, quebrar o lugar, prover mais conforto.

b)      Na cozinha encontramos excesso de alimentos perecíveis, rejeites que são colocados na lixeira que precisam ser eliminados, na cozinha tem um fogão que precisa ser desligado na hora certa pra não estragar a comida. É um lugar que requer atenção.

c)      No banheiro encontramos dejetos que precisam ser eliminados, lixo sanitário que precisa de um cuidado especial, precisa de perfumes especiais.

d)      No quarto encontramos roupas estragadas, perfumes que já foram usados e que precisam ser eliminados, cama que precisa ser arrumada, assuntos que foram discutidos a dois que precisam de solução, decisões que precisam ser levadas a cabo, ventiladores que precisam ser limpos, sapatos que precisam de cuidados especiais, etc.

e)      Área de serviço encontramos objetos que já poderiam ter sido destinados ao lixo, mas adiar foi melhor porque ainda não temos certeza do descarte. Na área de serviço revelamos nossos panos, aquilo que nos é peculiar, nossas paixões, porém existem panos que precisam ser destinados ao lixo.

f)        Garagem encontramos nossos lixos especiais, um carro que ainda não sofreu reforma, ou um jardim que precisa de manutenção, ou coisas que nos pertencem que não queremos descartar, mas também não vamos usar.


Conclusão: Já que encontramos lixo em todos os cômodos, resolvemos fazer uma faxina geral, encontramos entulhos e depois de providenciarmos as mudanças necessárias e preciso dar um destino final ao lixo que se acumulou na porta da casa.

Eu sugiro levar tudo isso ao pé da cruz e pedir a Deus para dar um destino através de fogo que consome iniqüidade.

1 comentários:

Antonio Cruz disse...

Muito bom e edificante. Se já foi pregado, benditos os que a ouviram.

Postar um comentário