quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DESAFIOS DE ABRAÃO

E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. Gênesis 12:5

Introdução: Para os grandes desafios da vida, Deus nos surpreende aparecendo de forma inusitada. A vida é repleta de desafios, nascemos de uma corrida, somos gerados de forma cuidadosa, nascemos de forma cuidadosa, vivemos sobre uma redoma de cuidados, tudo isso são desafios, casar é um desafio, viver é um desafio, mas o resultado está nas conquistas alcançadas.

Não nascemos pra morrer na flor da idade, mas para vivermos muito e bem é preciso se precaver de alguns cuidados básicos. Alimentação saudável, exercícios físicos, vitaminas, reposição de proteínas e vitaminas que vão se consumindo com o desgaste natural do organismo.

1º Desafio: FÍSICO, “... era Abraão de 75 anos quando saiu de Harã”. Nesse desafio precisamos tomar alguns cuidados:

a)       Não achar que somos incapazes
b)       Estar pronto para os obstáculos
c)       Assumir a rédea do todos os negócios

2º Desafio: EMOCIONAL, “Sai da tua terra e da tua parentela e vai pra um lugar que te mostrarei. Deixa pai, mãe, parentes queridos é uma tarefa árdua, mas para crescer é preciso.
a)       Cuidado com a bagagem ela pode nos custar atrasos, levar Ló, por mais justo que seja, não é um bom negócio. Nem sempre ter pessoas boas ao nosso lado é positivo. Pode ser uma boa companhia, mas vai atrapalhar.
b)       Quais são os embaraços e conseqüências: Elias, medo; Gideão, complexo de inferioridade, Moisés é o defeito de comunicação.

3º Desafio: GEOGRÁFICO, “Para uma terra que te mostrarei”.  Gn 12.1c.

Ir com bussola é fácil, ter um mapa é muito fácil, ser guiado por GPS, informações ainda que básicas é fácil, mas sair no escuro é complicado. Vamos para o norte, para o sul, para leste, para oeste

4º Desafio: FÉ, “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção” Gn 12:2

a)       Nossa fé precisa ser operante, afinal fé é a convicção das coisas incertas, é a certeza de que do nada Deus trás tudo, que na escuridão tem uma saída, que Deus trará a existência, aquilo que não existe. Fé sem obras é morta.

b)       Ele poderia alegar estabilidade, prosperidade. A vida já tinha lhe dado tudo de que precisava, mas ele obedeceu. A grande recompensa da fé está na obediência.

1.        Grande nação – quantos anos
2.        Abençoarei – que tipo de riqueza
3.        Engrandecerei – quantos anos despenderei

5º Desafio: RESPOSNABILIDADE: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Gn 12:3

a)       Abençoarei os que te abençoarem – a depender de minha decisão, famílias serão beneficiadas, o que fazer então, mas se eu falhar?
b)       Todas as famílias são muita gente, assumir essa responsabilidade requer sacrifício.

6º Desafio: IMPREVISTOS: Conflitos, guerras, confusão, medo, juízo, fome, não estavam nos projetos do patriarca, mas tudo isso lhe ocorreu na jornada.

a)       Ló e os pastores
b)       Cananeus, povo envolvido com magia negra, entregaram a alma ao diabo
c)       Hagar e Ismael
d)       Fome: “E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. Gn 12:10
e)       Destruição de Sodoma e Gomorra
f)        Medo: Dizer que Sara era irmã por medo de perder a esposa

7º Desafio: CHEGAR: “... e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã” Gn 12:5.

a)       Muitos não chegam, porque não se preparam, porque não avaliam seus desafios.
b)       Não existe glória no retrocesso, não existe glória no fracasso, Paulo nos recomenda, correi de tal maneira que alcanceis,
c)       Sair com o alvo predeterminado, chegar, ele foi com esse objetivo e nada poderia impedir sua jornada.

Conclusão: Ao sair Abraão propôs no seu coração chegar, quando chegou não se sentiu vitorioso, ele se propôs estabelecer-se ali, armou sua tenda, isso implica em segurança, moradia, e por fim edificou um altar. Seria muito bom que nossos desafios terminassem em um altar.

0 comentários:

Postar um comentário