quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O CÓDIGO DE ÉTICA DE DEUS


Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum.
Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne.
Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele.
Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo. (1Co 6. 15-20)
INTRODUÇÃO: Ética é um aspecto da filosofia, que está dividida ou formada por alguns grupos. Política, Lógica, Gnosiologia, Estética, Metafísica e Ética que definimos, como: “Parte da filosofia que trata das questões e dos preceitos que se relacionam aos valores morais e à conduta humana. Conjunto de princípios, normas e regras que devem ser seguidos para que se estabeleça um comportamento moral exemplar”. (Aulete Dicionário Digital).
I.      UM MUNDO SEM A ÉTICA BÍBLICA
1)      Qualquer pessoa pode decidir entre o certo e o errado, seja para com os homens ou Deus, porém a Bíblia ensina como tomar decisões certas diante de ambos. Mas como tomar decisões certas, se hoje o moralmente certo é errado? Como acertar num mundo relativista, Onde as pessoas matam uns para salvar outros? A Bíblia, o Código de Ética Divina, ajuda-nos a tomarmos decisões morais acertadas.
2)      Os valores do mundo corrompido sem Deus, são imorais, relativo e contrário aos princípios bíblicos. O desafio da igreja é grande em combate ao sistema mundano. A prostituição, o homossexualismo, a pornografia, o aborto, a corrupção, assolam a sociedade, desvirtuando-a, dos padrões morais estabelecidos pela Bíblia. O conceito da sociedade sobre namoro, casamento e sexo, revela o hedonismo (prazer imediato), é a influência do egoísmo ético. O índice de aborto é virulento, a cada ano os números aumentam. Uma pesquisa feita no Brasil revela que 60% dos brasileiros são favoráveis ao aborto. “Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo” (Tg 2.13).
3)      A prostituição, que não é uma profissão, é uma prática pecaminosa, Deus proíbe com veemência, é grave pecado, é insanidade, loucura, estupidez e torpeza.  (1Co 6.15-18). Leia ainda (Pv 7.4-10, Dt 23.17, 1Co 6.16).
4)      Poderíamos falar ainda de assuntos éticos que a Bíblia aborda com clareza como: A guerra, pois existem guerras justas e injustas. A família, que sofre com as enxurradas de ataques malignos. O sexo, que tem se tornado pervertido, fora do casamento ou no casamento dos ímpios, o sexo pervertido é de praxe. Mas no meio cristão, o diabo tem achado brecha para tornar o seu uso ilícito, anti-bíblico, antinatural, anticristão, anti-social e subumano. Demônios podem atuar no ser humano na área do sexo.  (Oz. 4.12; 5.4).
5)      Ainda sobre assuntos relacionados à moral, O suicídio é um mal que ceifa muitas almas, e não resolve os problemas de ninguém com o fim da vida. A eutanásia, defendida praticada em muitos lugares, é proibida pela Bíblia. Deus é o autor da vida, e só ele tem o direito de tirá-la. (Ex 20.13).
6)      As finanças particulares e individuas, tanto quanto as públicas devem ser utilizadas de maneira correta, sensata e temente a Deus. Os vícios e os jogos são prejudiciais em todos os Âmbitos. Porque não existe uma lei proibindo o cigarro e a bebida peremptoriamente? Os impostos da bebida e do cigarro geram um bom dinheiro ao governo, deve ser este o motivo. Poderíamos ainda abordar sobre a ética na política. É importante saber que a política exerce influência em todas as áreas da vida, portanto não faz sentido o crente dizer que não quer envolver-se com ela.
II.      PRINCÍPIOS ÉTICOS DA BÍBLIA
1)      A base da Ética Cristã é o decálogo, tanto no aspecto espiritual quanto moral. O apogeu da ética nos dez mandamentos é a ética cristã nos ensinos de Jesus. Lembram do Jovem rico?  (Mt 19.16). 
2)      Até o dia de hoje, as pessoas como o jovem rico, pensa que podem alcançar a salvação por seus próprios esforços. “QUE FAREI”. Jesus sabia que estava diante de um rapaz educado nas regras éticas judaicas, onde o exterior era mais importante que o interior, o ser e o sentir espiritualmente. “O formal mais importante que o real.” (Mt 19.17). O jovem cumpria todos os mandamentos, Jesus sugeriu que ele vendesse tudo e o seguisse, e ele retirou-se triste. Ele não matava, não roubava não prostituía e etc. Mas à Luz da Ética Cristã, o que importa não é só o NÃO FAZER, mas praticar o que é justo e reto. (Tg 4.17).
3)      No Antigo Testamento, “não matarás” (EX 20.13). Refere-se ao matar de modo premeditado, deliberado e doloso. “Na ética de Cristo, a prevenção é mais importante, a ira, a cólera e agressão verbal são pecados.  (Mt 5.21-22).
4)      O adultério no AT é condenado. Não adulterarás (Ex 20.14; Dt 5.18). Na ética de Cristo, ele condena não apenas os atos, mas também os pensamentos impuros, as fantasias sexuais o “adultério mental” (Mt 5.28).
5)      Amor ao próximo no AT era entendido somente entre os judeus e suas famílias e as autoridades. O inimigo eram os gentios. “mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR” (Lv 19.18b). Mas os religiosos diziam: “Aborrecerás o teu inimigo.” Deus nunca ordenou isso. Na ética de Cristo. (Mt 5.44-45).
III.      A ÉTICA CRISTÃ É PARA TODAS AS FAMÍLIAS
1)      A Bíblia enfatiza maior importância à virtude moral, do que às regras de condutas. Ele enfatiza sobre o homem justo e puro de coração que é bem aventurado. Os Frutos do Espírito Santo descritos em Gálatas são as virtudes. (Gl 5.22). 
2)      Ensinar o menino no caminho em que se deve andar, é ensinar a ter virtude, ensinar a ser justo e íntegro e reto. Deus dá testemunho de quem possui essas virtudes. (Jó 1.8).
3)      A ética para os pais. A ética dos pais, embasada de autoridade no lar, gera segurança e garante a sólida formação do caráter dos filhos. A figura paterna está cada vez mais ausente da educação dos filhos. Seja pelo tempo, trabalho, ou pelo indiferentismo e desprezo familiar aplicado pelo sistema mundano. As pressões sociais e econômicas que levam os pais a confiarem a educação e criação dos filhos aos avôs, creches, empregadas e babás eletrônicas, deixam os pais ausentes na formação dos filhos. A ausência da figura paterna provocará num futuro próximo, a dissolução de milhões de famílias. Aos pais compete o ensino cristão aos filhos, a uma vida de limites, respeito e princípios bíblicos, para uma vida longa e abençoada. (Ef  6. 1-3).
4)      A ética para os filhos. Os filhos precisam conhecer e obedecer a limites. A honra que os filhos podem dar aos pais é aceitando os limites impostos, e assimilando os valores ensinados pelos pais. Um lar onde os limites são aplicados e obedecidos justa e biblicamente, conforme a palavra de Deus, as crianças são realmente felizes e vivem alegres.  (Pv 6.20-24).
5)      No AT testamento, Deus estabeleceu um padrão ético para o seu povo, e fez recomendações aos pais para ensinarem seus filhos. “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas” (Dt 6.6-9). 
6)      A falta de autoridade e ensino aos filhos traz desordem e vexame no convívio social, geram indivíduos irresponsáveis, contraventores e despreparados para enfrentar a realidade da vida.
CONCLUSÃO: A palavra de Deus é o princípio das leis estabelecidas por Deus. O padrão de moralidades, a formação do caráter, a virtude para a vida está imposta na Bíblia. O princípio da sabedoria é o temor a Deus, e o temor é desenvolvido na meditação e cumprimento da palavra de Deus.  (Sal 119. 15, 16).

0 comentários:

Postar um comentário