quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AS MIGALHAS DE JESUS VALEM OURO


Mateus 15. 21-28

E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.


Introdução: Os cananeus ou siro-fenícios eram povos que já haviam se confrontado com o povo judeu em outras gerações. Descendentes. Os cananeus são a descendência do neto de Noé, Canaã aquele que foi amaldiçoado pelo avô, quando seu pai, Cão, viu a nudez de Noé. Por ser uma nação amaldiçoada, eles se desviaram do Senhor e por intermédio deles criou-se o sacrifício de crianças a satanás bem como o culto ao corpo e a prostituição cultual. Várias nações se corromperam por conta dos cananeus.

Observação. De uma nação totalmente envolvida com o mundo espiritual do mal, essa mulher de repente reconhece em Jesus a única pessoa que tinha condição de entrar naquela causa. Lidar com saúde é o médico, lidar com mente é o psiquiatra, lidar com depressões é com o psicólogo, mas lidar com demônios. Só Jesus. ...minha filha está miseravelmente endemoninhada.

1.       Oposição: MAS ELE NÃO LHE RESPONDEU PALAVRA: (Ignorar) Ser ignorado talvez seja a nossa maior dor. Quando nos olham como leprosos e nos jogam para escanteio. Isso trás muita dor.


2.       Oposição: DESPEDE-A, QUE VEM GRITANDO ATRÁS DE NÓS: (Descarte) Quando se envergonham de nós querem logo nos fazer calar, querem colocar uma mordaça em nós.

3.       Oposição: EU NÃO FUI ENVIADO SENÃO ÀS OVELHAS PERDIDAS DA CASA DE ISRAEL: (Discriminar) Quem é você, eu não tenho vindo para resolver problemas dos gentios, estou aqui porque algumas ovelhas da casa de Israel se desviou e eu vim buscá-las.

Observação: Nesse momento ela poderia ter saído se sentindo a terceira pessoa depois de ninguém, se sentindo descompreendida, se colocando na condição de vítima.

Observação: Depois deste momento tão cruel, tão perverso, ela prostrou-se e adorou Jesus. “Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor socorre-me!” Por muito menos pessoas vão embora, mas ela se manteve firme na busca de uma solução.

a)      Jesus disse a ela, eu não posso tirar dos alimentos dos filhos e dar aos cachorrinhos. Aquela mulher compreendeu, discerniu que aquelas palavras tinham significado.

·         Persistência – Insistência – Consistência  - Maturidade

b)      Numa sociedade machista e individualista, interromper o Mestre era muito grave. Mas ela persistiu

c)      Se ela tivesse levado em consideração o que ouviu, não teria insistido.

d)      Ela sabia por que estava ali. Consistência ela não arredou o pé. Você sabe o que você quer?

e)      Ela entendeu o seguinte: Se não podem resolver meu problema, também não podem me impedir.

f)       A quem você tem dado ouvido?

4.       Ela entendeu que toda aquela braveza de Jesus era um teste de resistência à sua fé.

5.       Jesus continua tendo a última palavra sobre todas as questões inclusive sobre questões espirituais.

Observação: Daniel diante de Nabucodonosor – Ester diante de Assuero – Rute no regaço de Boaz – José diante de Faraó – Micaías diante de Acabe.

Conclusão: Aquela mulher saiu daquele lugar com um milagre porque admitiu que só Deus podia fazer alguma coisa por ela. Eu sou o que o Senhor quiser que eu seja, contudo que eu saia de sua presença com um milagre

0 comentários:

Postar um comentário