quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CRIANÇA EM CRISTO HOMEM CARNAL HOMEM NATURAL


Texto Base: I Corintios 3:1-2 “E, eu irmãos não vos pude falar com a espirituais, mas coma a carnais, como a criança em Cristo”. Leite vos dei, e não o alimento sólido... 2:14_ Ora, o homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecerem loucuras...

De acordo com estes textos podemos afirmar no Senhor que a bíblia se refere à mesma pessoa. Ora, chamando-os de crianças, ora homens carnais ou homem natural. Sei por experiência própria que muitos acreditam tratar-se de pessoas não salvas fora da igreja, mas não é verdade pois a carta foi endereçada aos Corintios, aos amados, chamados para serem santos, com todos aqueles que em todo lugar invocam o nome de Jesus. A carta foi escrita para igreja, eu e você, todos que invocam o nome de Jesus, que portanto são salvas, nascidas de novo. Leia I Cor 1:2; 2:1; 3:1

A Principal característica do homem natural, carnal ou criança em Cristo. Paulo disse I Cor 13:11_Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança, discorria como criança... Criança não entende as coisas do Espírito de Deus. Porque pensa e age como criança. Existem Fortalezas Inimigas em suas mentes que lhes impedem de crescer, na graça e conhecimento de Cristo Jesus. As Fortalezas Inimigas existem, elas são reais II Cor 10:4-5; 4:4; 11:3; Col 1:21 O fato da mente humana ser um dos; se não o maior campo de batalha existencial com profunda influência espiritual é comumente aceitos por todos, pastores, obreiros, e demais pregadores e estudiosos da palavra de Deus. Mas, talvez o que não tenha ficado muito claro é exatamente o porque desta afirmação. A resposta é muito simples “A mente é o órgão de controle geral do ser humano, quem a controlar, controlará também todo seu ser”:

Definição de Fortaleza inimiga:

“Um padrão forte e resistente de conceitos e valores inconscientes, gerando pensamentos, sentimentos e comportamentos contrários ao plano, propósito e prática de Deus para vida do homem”.

A igreja de Corinto era uma igreja avivada, cheia dos dons espirituais, porém não haviam crescido (amadurecidos) espiritualmente. As fortalezas inimigas implantadas em suas mentes não hes permitiam o crescimento, tendo em vista o tempo decorrido o Espírito Santo diz que eles deveriam ser mestres Heb 5:12. Quantos não se encontram nesta fase primária na fé hoje em nossas igrejas? Quantos não conseguem sair da infância espiritual, por mais esforço que tenham feito? Você certamente já ouvir alguém dizer “Fulano passou tanto tempo na igreja mais nunca conseguiu mudar! Parece que o Evangelho não funcionou para ele?

Será que a palavra de Deus mudou?

Características principais: Homem natural; Carnal; Crianças em Cristo

•Não entende as coisas do Espírito de Deus; I Cor 2:14
•Não tem discernimento espiritual; I Cor 2:14
•Precisam de leite para se alimentar porque não podem receber o alimento sólido; I Cor 3:1-2
•Não conhecem as Escrituras; Mat 22:29; Oz 4:6
•Não tem a mente renovada pela palavra de Deus; Rom 12:2
•Homem Natural: Pensa como um homem comum; sem discernimento dado pelo Espírito Santo Baseado na Palavra de Deus.
•Carnal porque é dominado pela velha natureza pecadora, embora seja crente;
•Criança porque não cresceu na graça e conhecimento de Cristo Jesus. Conhecem a Deus, só de ouvir falar e não de andar com ele. Precisa de alguém para cuidar dele pois é criança ainda ( Luc 2:40)
•Eles são meninos no entendimento (I Cor 14:20)
•Pensam e agem com sabedoria carnal; sabedoria deste mundo; sabedoria humana a qual é loucura aos olhos de Deus (II Cor 1:12b; I Cor 3:19; Is 55:8)

Como identificá-los na igreja? Como saber se eu sou? Alem das características acima o Apostolo Paulo nos ensinou dizendo porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas...

Onde as fortalezas inimigas se localizam? Na mente humana! Veja II Cor 11:3; 4:4; Col 1:21 Nela ou você vence ou é vencido pelo engano do inimigo. Independentes de sermos crentes ou não todos temos que passar pela renovação da mente, destruindo todas as fortalezas inimigas existentes nela, para que possamos saber qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas conforme Rom 12:1-3. Exemplos de Fortalezas Inimigas:

1)Fortaleza da morte espiritual (Ef. 2:1; Jo 5:24)
2) Fortaleza Falta de conhecimento ( Mat. 22:29; Oz 4:6b)
3) Fortalezas Prostituição; Adultério; Homossexualismo; Medo; Insegurança; Depressão; Pânico; ( I Cor 6:9; 5:9-11; 10:8; Lev 18:6; Apoc 21:8; II Ped 2:14)...ect.

Exemplos de uso das Armas Poderosas em Deus: A Palavra de Deus

1) Jesus x Diabo: Mat 4 Disse Jesus diante das investidas do inimigo ESTÁ ESCRITO...
2) Paulo x espírito de advinhação: At 16:18 (O Nome de Jesus)
3) Pedro x espírito de Morte: At 9:40 (O Nome de Jesus)
4) Paulo e Silas na prisão: At 16:25 (Louvor”Deus habita no meio dos louvores)
5) Pedro e João x Aleijado de nascença: At 3:6 (O Nome de Jesus)
6) Pedro x Infermidade de Eneias: At 9:34 (O Nome de Jesus)
Ref. Complementar: Mar 16:17-18 ( Em Nome de Jesus)

Conclusão: Deus disse: Jeremias 31:33; Hebreus 8:10; 10:16; Rom 12:2 Porque este é o conserto (aliança; pacto; testamento) que farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas Leis no seu entendimento (mente), e em seu coração (espírito) as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.

O importante não é se você ainda é criança, mas, se você está crescendo na graça e conhecimento de Cristo Jesus. Se você como eu reconhecer que é criança, podemos nos alegrar pois desejamos ser como nosso pai quando crescer. Aleluia, este é o sonho de toda criança. Este é o sonho do nosso Pai também. Não existe transformação real de vida sem destruição das fortalezas inimigas e renovação da mente.
De fato está é a vontade de Deus para vida de todo crente! Mas, é preciso fazer-mos a nossa parte, ou seja, amar a palavra de Deus, nela meditar de dia e de noite. Só então começaremos a crescer, crescer... tornando-nos a cada dia mais parecidos com o Pai. É preciso impregnar-mos nossas mentes com sua palavra, afim de que ela possa nos transformar, estabelecendo um novo padrão de pensamentos à semelhança da mente de cristo. Aleluia

0 comentários:

Postar um comentário