quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

GUARDANDO A HONRA DO IRMÃO


Levítico 19:16 - Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. "

1.       Mexerico quer dizer: Enredo, intriga, bisbilhotice, chocalhice, desordem, balbúrdia. Mexerico é difamação, é falar da vida alheia, é espalhar contendas. Mexerico quer dizer também mentira, embuste, porque ora fala-se de um erro na vida de uma pessoa, ora inventa-se ou aumenta-se.

2.       Mexerico é também uma maneira covarde de se falar da vida alheia porque ocorre na ausência daquele de quem se fala. O mexerico não leva assinatura, não implica em responsabilidades. O mexeriqueiro teme as implicações das suas palavras porque no fundo não sabe se é verdade aquilo que diz.

3.       Ao espalhar contendas, fomentar divisões e discórdias no meio do povo de Deus o mexeriqueiro age como instrumento do diabo praticando abominação contra o Senhor.

Provérbios 6:16-19

4.       O Corpo de Cristo é para ser um povo leal, onde um irmão pode fitar o outro nos olhos, sem medo de que ele venha a descobrir que andou falando covarde e irresponsavelmente a seu respeito. Provérbios 3:29 - Não maquines o mal contra o teu próximo, que habita contigo confiadamente."

5.       Se teu irmão esta em pecado e você tem certeza disto, fale com ele em amor, face a face, como convém a quem se diz servo de Deus, membro do Corpo de Cristo, irmão na fé. Se você apenas ouviu falar, não viu, não sabe, então "não maquines o mal contra o teu próximo que habita contigo confiadamente", isto é vergonhoso, é traição, e covardia, é ser mexeriqueiro, é semear contendas, é praticar abominação contra o Senhor. Mateus 18:15

6.       Guardar a honra dos nossos irmãos é guardar a honra da igreja e conseqüentemente guardar a honra do Senhor da igreja. O que desonra o irmão, desonra a igreja e também desonra o Senhor da igreja.

7.       A palavra de Deus nos revela que Saulo perseguia a igreja do Senhor, mas Jesus disse: "Saulo, Saulo, por que me persegues? Saulo então perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues." Todo o bem ou todo o mal que se faz à igreja do Senhor, ao Senhor se faz. Porque a igreja é o Corpo de Cristo. O mexeriqueiro ao falar mal de um membro do Corpo de Cristo, fala mal do Corpo de Cristo e fala mal do Cabeça do Corpo: Cristo. Mateus 25:45 - "...Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim." Mateus 25:40 - "... Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes." Efésios 1:22,23 - "22 ...e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, 23 que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas."

8.       Não nos sentindo culpados de transgredir nesta direção, assumimos uma atitude de justiceiros, que julgamos, nos propicia o direito de condenar o próximo. Ao falar do irmão, indiretamente estamos nos gabando de não ter cometido o erro que apontamos nele.

9.       Aqui esta uma enorme contradição: Mexericar sobre a vida de um irmão e depois orar por ele! Reunir para orar e como ato preliminar mexericar sobre a vida dos irmãos a pretexto de informar aos intercessores! Não se pode bater em nome do diabo para depois curar em nome de Jesus. É cegueira espiritual falar mal de um membro do Corpo de Cristo desonrando o Corpo de Cristo, desonrando o Cabeça, e em seguida orar por milagres em nome de Jesus. Marcos 9:38,40 - "porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim; 40 pois quem não é contra nós, é por nós." Tiago 3:10 - "10 Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. 11 Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?"

10.   É cegueira espiritual mexericar contra o irmão olvidando a lei: "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo." e pretender depois interceder por ele. Porque nestas condições: Provérbios 28:9 - "9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável."

É hipocrisia cantar o "Sempre Encontrando..." e depois praticar o "sempre mexericando..." Lembremo-nos, porém, das palavras de Jesus: Mateus 7:1,5

11.   Não existe na Bíblia nenhuma cláusula de exceção que nos conceda o direito de macular a honra do próximo. Pelo contrário, o que se diz é que devemos ser os guardiões da honra dos nossos irmãos os quais são membros do Corpo de Cristo. Porque somente preferindo-nos uns aos outros em honra estaremos guardando a honra da igreja e a honra do Senhor da igreja: Romanos 12:9,21; João 3:10

12.   A lei do país prescreve que o receptador de mercadoria roubada é tão culpado quanto o ladrão. Quem é procurado pelo mexeriqueiro , na realidade, esta sendo grandemente insultado, pois o mexeriqueiro está julgando, não apenas aquele de quem fala, mas com quem fala também. Se alguém nos procura para contar uma anedota picante, isto por si só já indica que a pessoa julga que nós estamos interessados em pornografia. Se alguém nos escolhe para despejar o seu mexerico, a opinião desta pessoa é que nós estamos interessados em tal coisa. Na verdade isto é um insulto pois escolhe-se a lixeira para se despejar o lixo. Não permitamos que façam os nossos ouvidos de lixeiras! Aquele que se interessa pelo mexerico se coloca como mexeriqueiro. Provérbios 17:4 - O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna. Tiago 1:26 - Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. Provérbios 20:19 - O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios.

13.   A ordem é: Não te metas com o mexeriqueiro. Ele é perigoso, é pedra de tropeço, é semeador de contendas. Cedo ou tarde interpretará mal alguma coisa e falará de você. O mexeriqueiro não percebe, mas ao falar mal do seu irmão, dá testemunho contra si mesmo de que é malicioso "pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca". Lucas 6:45; Provérbios 12:13; Provérbios 18:20,21; Provérbios 26:18 - Como o louco que atira tições, flechas, e morte, 19 assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira.

14.   O que deve fazer aquele que de repente se vê como alvo dos arremessadores de flechas? É possível que alguns esperem a resposta: Defenda-se, agarre a flecha e a devolva.

15.   Talvez você pense que praticando esta façanha de devolver as flechas que lhe atiram, provará que é valente, defende-se bem, toma posição contra o erro, não se deixa levar por onde queiram, não será vítima da injustiça, confirmará a sua posição de líder, será admirado e respeitado por todos.

16.   Mas ao longo dos anos, com a prática adquirida, você se tornará um grande especialista na arte do arremesso de lanças, tições, flechas e morte, um semeador de contendas, um autêntico mexeriqueiro! A Palavra de Deus diz: Romanos 12:19 - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.

17.   Arão e Miriã mexericaram contra Moisés: Números 12: 1,2 - Ora, falaram Miriã e Arão contra Moisés ,por causa da mulher cusita que este tomara.... E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu... Mas o Senhor ouviu e disse: Números 12:8-15

18.   I Pedro 3:10 - Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal."

19.   Tiago 3:13,18; Romanos 14:4-13

0 comentários:

Postar um comentário